Módulo 2 2017-07-18T14:26:12+00:00

Módulo 2

Temas

  1. FUNDAMENTOS. Modelos de professor & envolvimento do Espírito Santo no ensino
  2. PRÁTICA. Aprendizagem activa e experiencial
  3. A SUA CLASSE. O uso de audio-visuais e os sentidos todos

Duração

Seis semanas (1 semana de orientação e apresentações + 5 semanas de estudo)

Conteúdos

Semana 1. Estilos diferentes de professor

Nesta unidade queremos considerar um dos elementos fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem: o professor como interveniente-chave. Vamos identificar três estilos básicos de ser professor e providenciar a oportunidade de nós fazermos uma auto-análise.

Semana 2. Responsabilidades do professor e de Deus

Nesta unidade damos continuidade à exposição do professor iniciada na semana passada. Desta vez focamos as responsabilidades básicas do mesmo em cinco áreas. Quando se pensa no professor, é preciso também considerar o papel do Espírito Santo no ensino-aprendizagem. Como crentes, acreditamos que Deus, através do Espírito Santo, assume um papel activo no ensino. Mas como o descreve? O que o Espírito faz (e não faz) quanto ao ensino e aprendizagem?

Semana 3. Aprendizagem activa

Nesta unidade vamos ver que os nossos alunos devem estar activos na sua própria aprendizagem. Vamos analisar o que esta afirmação significa e não significa. Exploraremos também como é que este princípio pode ser posto em prática no nosso ensino.

Semana 4. Aprendizagem experiencial

Nesta unidade estudaremos um princípio relacionado com o princípio estudado na última unidade: o aluno ser activo na sua aprendizagem. Uma forma que a aprendizagem activa poderia assumir é o uso das experiências dos nossos alunos. É aprender fazendo ou experimentando. Como veremos na lição, o uso de experiências torna o ensino mais real e menos teórico e assim ajuda na sua aplicação. Também este tipo de ensino/aprendizagem mais facilmente aproveita as emoções e os vários sentidos dos alunos e, como consequência, torna a aprendizagem mais duradoura e rica.

Semana 5. Uso de audio-visuais

Esta última unidade aborda o uso apropriado de audio-visuais nos vários grupos etários. Na lição sobre o uso de experiências, dissemos que uma das vantagens do seu uso no ensino é que elas envolvem os vários sentidos dos nossos alunos. O aluno envolve-se na experiência através dos seus sentidos. O valor disto é que, por regra, quantos mais sentidos estiverem activos na experiência, melhor será a aprendizagem. O uso de audio-visuais é uma outra forma de aproveitar vários sentidos ao mesmo tempo, particularmente os dois sentidos principais: visão e audição. Uma ferramenta na área de audio-visuais que é bastante útil é o organizador prévio. É uma forma de dar visualmente a orientação global para muita matéria, um tipo de síntese visual, que serve para orientar a aprendizagem dos alunos. Vamos também considerar como preparar e usar organizadores prévios.

Custos

  • Veja o preçário
  • Há a possibilidade de descontos para grupos da mesma igreja ou para membros de certas instituições evangélicas. Contacte-nos para mais informações (geral@teofilos.org).