Evangelismo e Discipulado 2017-07-18T14:26:12+00:00

Evangelismo e Discipulado

Descrição

A disciplina de Evangelismo e Discipulado servirá para capacitar o aluno quanto os conteúdos essenciais do ministério da evangelização e discipulado despertando o aluno para a urgência de uma atitude e mentalidades evangelísticas e discipuladoras permanentes entre as igrejas locais e os seus membros.

Finalidades

  1.  Conhecimentos (SABER):
    1. Adquirir um conhecimento básico dos elementos mais significantes da mensagem
      evangelística e do discipulado cristão radicados no Novo Testamento.
    2. Saber caracterizar o ministério de discipulado integral narrado no Novo Testamento
      como elemento referencial da actual praxis evangelística e discipuladora.
    3. Articular com destreza todos os elementos fornecidos demonstrando que possui um
      conhecimento panorâmico da história dos esforços evangelísticos em Portugal e
      no mundo.
    4. Reter uma boa compreensão das vantagens de uma cultura evangelística e de
      discipulado na igreja local, no espírito cooperativo e nas principais estruturas de
      cooperação.
    5. Relacionar o crescimento e o desenvolvimento das igrejas locais, com a visão
      evangelística e missionária dos seus pioneiros;
    6. Exibir capacidade na descoberta de dinâmicas e tendências sociológicas e aplicar
      essa informação a situações específicas do ministério evangelístico e do
      discipulado da igreja local.
    7. Demonstrar perspicácia na identificação dos factores sociais e congregacionais que
      influem no crescimento da igreja local.
  2. Aptidões e capacidades (SABER FAZER)
    1. Aplicar por escrito ou verbalmente, e de forma competente, os conteúdos damatéria ministrada em aula.
    2. Apresentar de forma oral e com objectividade, o seu testemunho pessoal e a sua estratégia pessoal de discipulado.
    3. Mostrar competência na formulação de uma perspectiva bíblica da evangelização e discipulado que reconheça os valores e os deméritos da mundividência da sua própria cultura.
    4. Demonstrar habilidade e pensamento estratégico para desenvolver, a partir da igreja local, um programa de discipulado e integração de novos convertidos.
  3. Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)
    1. Expressar verbalmente a sua paixão, espanto e devoção pela redentora e santificadora actividade de Deus que sempre usou homens e mulheres imperfeitos e que hoje nos constrange à participação na obra que Ele continua a fazer.
    2. Articular a convicção de que o propósito primário das igrejas cujo Senhor é Jesus Cristo, é serem igrejas bíblicas e portanto missionais, que servem os propósitos de Deus debaixo do poder e da autoridade do Espírito Santo na proclamação fiel da Palavra de Deus e na persuasão amorosa dos homens à fé.
    3. Articular a identidade cristã evangélica e baptista, com o desejo de aprender e interagir com a cultura onde somos chamados a discipular, com respeito e cordialidade, sem que isso represente uma ameaça à nossa doutrina e prática bíblica.
    4. Demonstrar o desejo e a habilidade para tomar parte nos esforços do evangelismo e do discipulado bem como na capacitação de outros no evangelismo/discipulado pessoal e congregacional.
    5. Exibir características próprias de um servo cristão, com hábitos de vida e de ministério centrados no Senhor Jesus Cristo e fundados tão somente na Escritura.
    6. Demonstrar as características de um servo apaixonado por Cristo e pelas almas não salvas.
    7. Revelar um amor profundo pela Palavra de Deus perseverando na leitura da mesma.
    8. Reconhecer que um servo de Deus só desenvolve a sua legitimidade espiritual baseando-se na suprema autoridade do Senhor Jesus Cristo.
    9. Investir numa vida de oração, testemunho pessoal e discipulado pessoal;
    10. Reconhecer a Escritura como algo mais do que uma fonte de informação, mas a revelação de Deus para o homem.

Dados

  • ECTS: 5
  • Horas Totais de Trabalho: 125
  • Uma média de 8 horas de trabalho por semana
Poder estudar esta Evangelismo & Discipulado tem sido uma bênção, pois o conteúdo dos textos, vídeos, fóruns tem sido de grande relevância para o meu aprendizado na área de evangelização.

É difícil destacar alguma semana que tenha sido especial, pois todos foram especiais, devido aos temas apresentados, as lições com textos enriquecedores, os vídeos com o Pr. Paulo Pascoal. Temas, textos, vídeos, fórum, que nos mostra uma realidade evidenciada em nossas igrejas, na falta de preparo de discípulos, como também, a diferença que é ser crente e não ser discípulo e querer ser discípulo e não ser crente em Jesus Cristo, como também igrejas que não sabem rececionar de forma cativante o incrédulo quando este vai a igreja.

Ao observar estas observações e preparar-me espiritualmente para a batalha, com certeza estarei mais apto para estudar a mente, a carência espiritual do incrédulo e saberei sob a orientação do Espírito santo, transmitir de forma adequada e positiva, a mensagem de salvação em Jesus Cristo.

Mas há uma frase ou pensamento, dado nestes estudos: “Se a sua vida não tem testemunho, o seu testemunho não tem vida.” Que me chamou muita a atenção para uma reflexão em como estou a viver minha vida cristã! Como estou a testemunhar, de que estou crucificado para o mundo e que já não sou eu mais que vivo, mas Cristo vive em mim!

Que o Senhor possa fazer de mim, e de todos os Seus servos, vasos de bênçãos para honra e glória do Seu santo nome. Amém!

Edson Antunes