---Introdução ao Velho Testamento I (Génesis a Ester)
Introdução ao Velho Testamento I (Génesis a Ester) 2017-07-18T14:26:12+00:00

Introdução ao Velho Testamento I (Génesis a Ester)

Descrição

Ao longo de séculos, a Bíblia tem exigido os melhores esforços dos seus estudantes. É nosso privilégio juntarmo-nos a muitos outros estudantes da Bíblia, num estudo sistemático do Velho Testamento, a porção da Bíblia que relata a história de Criação do mundo, a queda em pecado e a providência da reconciliação com Deus através da sua graça na aliança com o povo de Deus, e o progresso do plano de salvação em direcção à vinda de Jesus Cristo (o Messias prometido). Se nos aplicarmos, de coração e alma, a este trabalho, ceifaremos benefícios eternos, através da compreensão das obras passadas e presentes de Deus. O nosso estudo também resultará num conhecimento pessoal mais pleno do do Deus vivo, o princípio e o fim do universo. À medida que O conhecermos melhor, seremos pessoalmente enriquecidos, e as nossas vidas causarão um maior impacto, para Deus. Toda a escritura é divinamente inspirada e apto para ensinar. Vamos conhecer melhor a Bíblia da Igreja primitiva, o Velho Testamento, de qual o apóstolo Pedro pregou com tanto êxito no dia de Pentecostes.

Finalidades

Depois de concluir esta disciplina com êxito, você deverá ser capaz de fazer o seguinte:

  • Demonstrar uma compreensão do conteúdo do Velho Testamento; os seus livros e seus temas, ensinamentos, pessoas e eventos.
  • Demonstrar uma compreensão do contexto dos eventos e as questões literárias associadas aos escritos do Velho Testamento.
  • Aplicar os ensinamentos fundamentais do Velho Testamento à sua vida e ministério.

Dados

  • ECTS: 5
  • Horas Totais de Trabalho: 125
  • Uma média de 8 horas de trabalho por semana
Tenho apreciado imenso o desafio de ser imersado no VT deste semstre. Uma das coisas que estou a ver cada vez mais é que Deus não muda. Há sempre um conceito do Deus do VT e o Deus do NT, mas estamos a ver em todas as páginas o mesmo Deus de Graça, justiça, misericordia, omniciência, sabedoria, providência, amor, revelação, etc. Mas estamos a aprender compreender as “linguagens” dos vários livros e tipos de literatura no VT: convenções poéticas, literatura de sabedoria, formas literárias, tipos, gêneros de salmos, profecias, etc. Quando aprendemos a interpretar estas formas, conseguimos ver que a Bíblia tem uma mensagem única de redenção em Cristo. Estas ferramentas de interpretação são tão valiosas.

Estou a achar esta unidade em profetas de particular interesse pois vai ser fundamental nos livros em frente, e é da máxima importância poder interpretar bem a revelação de Deus nas profecias.

Ken Best