---Introdução ao Velho Testamento II (Jó a Malaquias)
Introdução ao Velho Testamento II (Jó a Malaquias)2018-07-24T18:00:50+00:00

Introdução ao Velho Testamento II (Jó a Malaquias)

Descrição

A Introdução ao Velho Testamento I e II abordam o mundo bíblico, com incidência especial no que tange ao povo judeu, como exposto no Velho Testamento, simultaneamente transmitindo ao aluno conhecimentos históricos, políticos, geográficos e sociais acerca de Israel e dos povos que interagem com a nação israelita, dando ao aluno uma panorâmica abrangente do Velho Testamento.

Estas duas disciplinas dão aos alunos uma experiência de aprendizagem enriquecedora que os envolva nas Escrituras do Velho Testamento. As atividades são estruturadas de forma a que os alunos apliquem as Escrituras a situações do seu dia-a-dia. Os alunos vão vivenciar discussões importantes e reflexão pessoal sobre o material apresentado nesta disciplina.

Finalidades

Depois de concluir esta disciplina com êxito, você deverá ser capaz de fazer o seguinte:

  • Demonstrar uma compreenão do conteúdo do Velho Testamento; os seus livros e seus temas, ensinamentos, pessoas e eventos.
  • Demonstrar uma compreensão do contexto dos eventos e as questões literárias associadas aos escritos do Velho Testamento.
  • Aplicar os ensinamentos fundamentais do Velho Testamento à sua vida e ministério.

Dados

  • ECTS: 5
  • Horas Totais de Trabalho: 125
  • Uma média de 8 horas de trabalho por semana
Tenho apreciado imenso o desafio de ser imersado no VT deste semstre. Uma das coisas que estou a ver cada vez mais é que Deus não muda. Há sempre um conceito do Deus do VT e o Deus do NT, mas estamos a ver em todas as páginas o mesmo Deus de Graça, justiça, misericordia, omniciência, sabedoria, providência, amor, revelação, etc. Mas estamos a aprender compreender as “linguagens” dos vários livros e tipos de literatura no VT: convenções poéticas, literatura de sabedoria, formas literárias, tipos, gêneros de salmos, profecias, etc. Quando aprendemos a interpretar estas formas, conseguimos ver que a Bíblia tem uma mensagem única de redenção em Cristo. Estas ferramentas de interpretação são tão valiosas.
Ken Best