-FAQ
FAQ 2017-07-18T14:26:12+00:00

Geral

Curso Básico

 


 

Quanto trabalho está envolvido numa disciplina do Teófilos no Curso Básico?

As disciplinas que pertencem ao Curso Básico seguem a orientação desenvolvida no Acordo de Bolonha para o ensino superior. Como tal, cada ECTS (European Credit Transfer System) representa 25 horas de trabalho na disciplina toda. A maioria das disciplinas do Curso Básico são 5 ECTS, consequentemente o total de trabalho ao longo do semestre equivale 125 horas. Por média, a carga de trabalho semanal para uma destas disciplinas será aproximadamente 8 horas.

Os nossos seminários e outras oportunidades de estudo não formal são todas únicas e têm requisitos variados. Por favor consulte as suas descrições para ver os requisitos básicos.

Qual é a duração de uma disciplina?

As disciplinas que pertencem ao Curso Básico seguem o sistema semestral. Todavia, adicionam-se mais semanas: 1) uma semana introdutória durante a qual o novo aluno aprende a usar o software; e 2) algumas semanas de revisão durante as quais o aluno pode rever a matéria e completar qualquer trabalho em atraso. Com estas adições, uma disciplina típica dura umas 18 semanas.

Os outros cursos e seminários têm durações diferentes.

Qual o hardware e software necessários para participar numa disciplina do Teófilos?

Para poder participar num curso Teófilos, é necessário um computador e uma ligação à internet. Nós recomendamos uma ligação de internet de alta velocidade; não é recomendado acesso à internet através de linhas telefónicas. Sobre o software, deve ter um software de processo e apresentação, tal como o Microsoft Word e PowerPoint, ou OpenOffice (Open Source software grátis, (http://www.openoffice.org). No nosso site de estudo podes encontrar material que te vai ajudar a aprender como usar o Moodle, o nosso software do sistema de administração do curso.

O que é o Moodle?

Moodle (www.moodle.org) é o nome do software através do qual nós oferecemos todos os nossos programas educacionais. O Moodle é um Open Source software e neste momento tem mais de meio milhão de utilizadores. É usado nas universidades mais influentes, assim como também por pessoas individuais para oferecer programas de e-learning.

Por favor explique qual é o relacionamento entre o Teófilos e o Seminário Teológico Baptista Português.

O Teófilos iniciou em 2005, uma iniciativa de um grupo de pessoas que queriam ver o e-learning para a educação teológica tornar-se uma realidade em Portugal. Eles fizeram uma proposta a cinco instituições de ensino teológico no país para criarem uma plataforma mútua através da qual qualquer uma destas escolas poderia oferecer elementos dos seus programas distintos via e-learning, junto com um currículo em comum. No inicio deste projecto entraram três escolas, todavia, hoje, só o Seminário Baptista está a participar.

Como sugere este modelo, o Teófilos não é uma instituição educacional que oferece um grau académico. Antes o Teófilos está em parceria com as escolas existentes, as quais são as actuais entidades que oferecem o Curso Básico. O Teófilos também oferece outras oportunidades educacionais que não fazem parte do currículo destas instituições educacionais. Estas são os seminários e as comunidades de aprendizagem que poderá encontrar no nosso site.

Porque é que tenho que me candidatura no STB para tirar o Curso Básico?

O Teófilos em si não é uma escola; antes somos uma plataforma que pode ser usada pelas escolas teológicas no país (e outras instituições evangélicas) para oferecer os seus programas. Neste momento só o STB tem uma parceria com o Teófilos neste sentido. Sendo assim, é o STB que credencia o Curso Básico e os alunos do Teófilos no Curso Básico também são alunos do STB. Eis aí a razão pela necessidade de se candidatar no STB.
Temos pessoas que adiam a sua candidatura para experimentar primeiro. É possível tirar até 4 disciplinas no Curso Básico sem se candidatar. Este aluno estuda sob a categoria de Aluno Assistente. Faz-se todo o trabalho e está avaliado, mas a sua nota fica “congelada” até que seja aceite como aluno no STB. Poderá solicitar à posteriori, a transferência de créditos feitos neste regime para o programa curricular do Curso Básico.

É preciso comprar livros?

Depende da disciplina. Veja o seguinte link para mais informações:

Informações para encomendar um livro