--O que nos distingue
O que nos distingue 2017-07-18T14:26:13+00:00

Teófilos: ensino a distância em comunidade

Porquê Teófilos? Na abertura do evangelho de Lucas ficamos a saber que aquele documento destinava-se às mãos de Teófilo, um homem que tinha ouvido falar do evangelho de Jesus Cristo, mas que com este trabalho de investigação e registo ficaria mais seguro de tudo o que lhe havia sido ensinado. E o livro de Actos dos Apóstolos tinha o mesmo destinatário e objetivo. Isto é, sem dúvida, um excelente exemplo de ensino a distância.

Tal como Teófilo, muitos de nós não têm a possibilidade de aprender mais sobre a Bíblia e Jesus Cristo em regime presencial numa escola bíblica, seja durante o dia ou de noite. E é deste obstáculo que brota a principal inspiração por trás deste nome: o compromisso de levar formação teológica, ensino ministerial e estudo da Bíblia a quem o deseje, em qualquer lugar e a qualquer hora, através da Internet.

No entanto, a comunidade é um elemento essencial da aprendizagem, daí o nome ser plural: Teófilos. A nossa natureza e essência consistem em sermos um conjunto de homens e mulheres que, tal como o Teófilo de há 2000 anos, desejam crescer na compreensão do evangelho. Acreditamos que a aprendizagem beneficia muito com a comunidade e todos os nossos cursos a têm como propósito, com um grupo de alunos que estudam e aprendem juntos, são orientados por um facilitado e acompanhados por um professor.

A qualquer hora, em qualquer lugar

As nossas aulas decorrem através da Internet e são semanais, o que implica a necessidade de acompanhar com frequência o que é ensinado. Há, contudo, flexibilidade quanto aos prazos das tarefas e trabalhos semanais. As lições são disponibilizadas em formato eletrónico (PDF, MP3 ou vídeo) e os alunos podem interagir entre si e com os professores acerca do conteúdo dado através do fórum, de estudos de caso, projetos, wikis, etc. Ou seja: pode escolher a altura da semana em que lhe dá mais jeito participar, mas é essencial fazê-lo.

Somos interdenominacionais. Servimos todo o corpo de Cristo

O Teófilos não é um projeto de uma denominação em particular. Queremos servir todo o corpo de Cristo e acreditamos que a experiência educativa é valorizada por contar com crentes das várias denominações a aprender lado a lado.

 

Servimos indivíduos e organizações

Embora o currículo e os cursos do Teófilos sejam individuais, temos também um compromisso que passa por servir as organizações evangélicas, em particular as que possuem um ADN educacional na sua missão. É por isso que o Teófilos oferece oportunidades específicas e personalizadas e hospeda programas oferecidos por instituições parceiras. Queremos apoiar a 100% a missão das entidades que colaboram connosco. Atualmente, o Teófilos coopera diretamente com o Seminário Teológico Baptista e com o movimento Portugal 2015.