Módulo 3
Temas
- FUNDAMENTOS. Teorias de aprendizagem;
- FUNDAMENTOS. Motivação e como gerir comportamento
- PRÁTICA. Planificação em três fases: alvos, atividades e avaliação; como aproveitar currículo já preparado
- PRÁTICA. Aplicação como finalidade (Relevância, Finalidades, Wilkinson, A Lei de Aplicação, dimensões funcionais)
- A SUA CLASSE. Didáticas específicas
- Adultos: Clareza e coerência na comunicação; Perguntas e discussão
- Adolescentes e Jovens: A importância de relações pessoais (mentoria, discipulado, o grupo pequeno, modelagem)
- Crianças: memorização e aprendizagem significativa (que faz sentido para o aluno)
Duração
Seis semanas (1 semana de orientação e apresentações + 5 semanas de estudo)
Conteúdos
Semana 1. Teorias de aprendizagem
Nesta unidade vamos reflectir sobre o aluno. Vamos pensar sobre a forma como todos aprendem. As teorias de aprendizagem fornecem uma maneira de ver como todos nós somos iguais como alunos na nossa aprendizagem. (No Módulo 4, vamos considerar uma outra forma de refletir sobre os nossos alunos — estilos de aprendizagem. Neles, veremos que cada um de nós, como aprendizes, somos diferentes e distintos. As duas abordagens vão se complementar.)
Vamos tentar simplificar a nossa abordagem quanto às teorias de aprendizagem, colocando-as em três famílias. Também vamos considerar potenciais implicações destas famílias para o nosso ensino.
Semana 2. Motivação e também como gerir comportamento
Semana 3. Planificação em três fases: determinar o(s) alvo(s), escolher atividades e planear para avaliar. Como melhor aproveitar currículo já preparado.
Nesta unidade vamos abordar o processo de planear uma lição. Há muitos aspectos que poderiam ser tratados, mas vamos oferecer uma visão global para o processo que vai ser útil para o seu ministério no futuro. Basicamente apresenta três momentos, nomeadamente decidir: 1) para onde queremos chegar (alvos), 2) como é que vamos chegar lá (atividades), e 3) verificar se aprendizagem aconteceu. É o ciclo de planificação.
Também nesta unidade queremos dar algumas sugestões de como melhor aproveitar um currículo já montado. É comum, na EBD, usar currículo pre-preparado, normalmente comprado. Queremos dar algumas sugestões de como melhor aproveitar aquele currículo.
Semana 4. Aplicação como finalidade (Wilkinson, A Lei de Aplicação)
Para o nosso ensino produzir transformação vivencial, é preciso que seja relevante. Neste Unidade, vamos explorar este conceito de relevância e também o conceito de aplicação em si. Vamos também considerar a Lei de Aplicação de Wilkinson (As Sete Leis do Ensino) como forma prática de assegurar ensino relevante.
Semana 5. Didáticas específicas
Nesta unidade vamos considerar uma variedade de práticas específicas. Cada um é relevante para qualquer grupo etário, mas estão organizadas por grupos etários, cada prática sendo colocada no grupo onde faz maior sentido. As práticas e grupos etários são os seguintes:
- Adultos: 1) clareza e coerência na comunicação, 2) o uso de perguntas e discussão;
- Adolescentes e Jovens: A importância de relações pessoais (mentoria, discipulado, as dinâmicas do grupo);
- Crianças: Memorização e aprendizagem significativa (que faz sentido para o aluno).
Custos
- Veja o preçário
- Há a possibilidade de descontos para grupos da mesma igreja ou para membros de certas instituições evangélicas. Contacte-nos para mais informações (geral@teofilos.org).