Curso Básico de Formação e Serviço Cristão

Introdução

O Curso Básico de Formação e Serviço Cristão, oferecido em parceria com o Seminário Teológico Baptista, é uma excelente opção para quem quer obter uma formação teológica de base para ser um ministro eficaz no trabalho, família, igreja e vizinhança. Como as aulas são dadas através da Internet, não há obrigações presenciais. Este sistema reduz os custos e oferece-lhe flexibilidade total de horário. Além disso, ninguém estuda sozinho: terá colegas e um professor ao longo do semestre. Venha aprender connosco. Venha crescer connosco!

A quem se destina

O Curso Básico destina-se a crentes que não pretendem dedicar-se ao ministério a tempo integral, mas querem aprender mais dado que possuem uma paixão por ministrar através dos seus dons e das circunstâncias particulares da vida. Queremos preparar obreiros sérios para serem ministros por direito próprio. Temos também o desejo de ver alguns dos alunos tornarem-se obreiros a tempo inteiro, completando posteriormente a sua formação numa instituição teológica.

Objetivo

O objetivo do Curso Básico é estabelecer alicerces sólidos de compreensão bíblica e teológica e de ensino ministerial, com o objetivo de preparar os alunos para melhor servirem a Deus em qualquer lugar. Acima de tudo, queremos preparar vidas para o ministério cristão em qualquer altura e em qualquer lugar.

Formato

Neste momento oferecemos apenas um formato de estudo online: em Regime Turma. Pretendemos também no futuro oferecer disciplinas em Regime Individual. Em ambos os regimes, o trabalho estipulado não difere muito e as finalidades educacionais são iguais. No entanto, a forma de estudar é diferente (em grupo ou sozinho), bem como o nível de flexibilidade relativo à apresentação dos trabalhos.

Regime Turma

O Teófilos prefere juntar os alunos numa turma para que possam evoluir juntos. Acreditamos que esta é a melhor forma de aprender. Neste regime, a disciplina tem data de início e de conclusão, e engloba um grupo de alunos que estudam em conjunto, orientados por um/a professor/a.

A disciplina decorre durante um determinado tempo, o que implica acompanhar o trabalho requerido ao longo desse período. No entanto, existe flexibilidade ao longo da semana, quanto à ocasião para a realização do trabalho. Há uma lição para ler e estudar, testes para fazer, bem como oportunidades para interagir com os colegas e com o professor acerca do conteúdo: fóruns, estudos de caso, projetos, etc. Este trabalho e interação podem ter lugar em qualquer dia ao longo da semana em questão. O ritmo normal duma disciplina neste regime é: o aluno estuda a matéria durante a primeira parte da semana, e interage com os colegas e com o professor na última parte da semana.

No Regime Turma do Curso Básico, recomendamos que o aluno reserve 6 a 8 horas por semana para se dedicar à disciplina, e que tenha possibilidade de aceder ao site pelo menos duas vezes por semana.

Regime Individual

No futuro, o Regime Individual será destinado ao aluno que tem dificuldades em acompanhar uma disciplina no Regime Turma, por não poder começar na data prevista, ou por não poder acompanhar o trabalho ao ritmo semanal. No Regime Individual o estudante decide quando pretende tirar a disciplina. As inscrições para este formato estão abertas para todas as disciplinas e ao longo de todo o ano.

O aluno também pode decidir como agendar o trabalho pré-definido na disciplina. Neste sentido o aluno tem mais liberdade. Pode haver alturas em que o trabalho está mais concentrado e outras em que está menos. O aluno é responsável por planear o seu próprio calendário de modo a poder concluir a disciplina até ao prazo estipulado, ou seja, seis meses após submeter a sua inscrição.

Tal como no Regime Turma, o estudante será de igual modo acompanhado de perto por um professor, mas a diferença é que não interage com colegas no estudo da matéria. Este é um método de estudo independente sob a supervisão de um professor.

Acreditação

O Teófilos em si não é uma escola; antes somos uma plataforma que pode ser usada pelas escolas teológicas no país (e outras instituições evangélicas) para oferecer os seus programas. Neste momento só o Seminário Teológico Baptista (http://seminariobaptista.com.pt) tem uma parceria com o Teófilos. Sendo assim, é o STB que credencia o Curso Básico e os alunos do Curso Básico no Teófilos também são alunos do STB. Eis aí a razão pela necessidade de se candidatar ao STB.

Certificado

O Curso Básico é o Curso do Seminário Teológico Baptista e credenciado por esta mesma escola. É equivalente a um certificado de um ano de estudos num Instituto Bíblico ou num Seminário. Para completar uma cadeira acreditada do Curso Básico na plataforma Teófilos, o aluno terá de se candidatar ao STB. Lembramos que o STB tem requisitos que devem ser cumpridos de forma a que a matrícula seja validada. As disciplinas tiradas no Curso Básico podem ser transferidas para o Seminário Baptista para continuar os seus estudos nesta escola, ou para outra entidade educativa que o reconheça. Para se inscrever no Teófilos, por favor visite esta página no nosso website onde encontrará mais informação sobre como proceder à sua matrícula.

Na eventualidade de um aluno não ser aceite pelo STB, o aluno pode sempre estudar no Teófilos em regime de Aluno Assistente. Neste regime, o aluno não poderá obter nenhum crédito pela disciplina. Lembramos que no futuro não será possível pedir crédito pela disciplina que foi completada em regime de Aluno Assistente. Enquanto Aluno Assistente, espera-se no entanto que o aluno complete todo o trabalho da disciplina e o professor estará disponível para oferecer avaliação qualitativa.

Plano de Curso

O Curso Básico é composto por 12 disciplinas de 5 ECTS* cada, com um total de 60 ECTS. Cada disciplina tem uma duração de 15 semanas (mais intervalos letivos). Consiste em duas partes: 1) Disciplinas obrigatórias – 45 ECTS, e 2) Disciplinas optativas (15 ECTS).

Disciplinas obrigatórias:

Bíblia

Interpretação bíblica

Teologia integrada

Análise social, cultural e religiosa

  • Cosmovisão Cristã, 5 ECTS (brevemente)

Desenvolvimento Pessoal

Competências e estilo de vida ministeriais

Nota: o aluno pode optar por fazer apenas uma parte ou ambas as partes da Introdução ao VT. No caso de optar pelas duas, a segunda parte conta para os 5 ECTS do total de 15 ECTS de disciplinas optativas.

3 disciplinas optativas (15 ECTS):

Interpretação bíblica

  • Hermenêutica (futuramente)

Teologia integrada

  • Igreja em Missão e Religiões Mundiais, 5 ECTS (futuramente)

Análise social, cultural e religiosa

  • Apologética, 5 ECTS (futuramente)
  • Cristianismo e Sociedade em Portugal, 5 ECTS (futuramente)

Desenvolvimento Pessoal

  • Ética Cristã I: Sociedade Atual, Homem e Deus, 5 ECTS (futuramente)
  • Ética Cristã II: Mordomia Integral, 5 ECTS (futuramente)

Competências e estilo de vida ministeriais

*ECTS, European Credit Transfer System. Cada ECTS equivale a 25 horas de atividade de aprendizagem.