Curso Básico de Formação e Serviço Cristão

Introdução

O Curso Básico de Formação e Serviço Cristão, oferecido em parceria com o Seminário Teológico Baptista, é uma excelente opção para quem quer obter uma formação teológica de base para ser um ministro eficaz no trabalho, família, igreja e vizinhança. Como as aulas são dadas através da Internet, não há obrigações presenciais. Este sistema reduz os custos e oferece-lhe flexibilidade total de horário. Além disso, ninguém estuda sozinho: terá colegas e um professor ao longo do semestre. Por isso, venha aprender connosco. Venha crescer connosco!

A quem se destina

O Curso Básico destina-se a crentes que não pretendem dedicar-se ao ministério a tempo integral, mas  querem aprender mais porque possuem uma paixão por ministrar através dos seus dons e das circunstâncias particulares da vida. Queremos preparar obreiros sérios para serem ministros por direito próprio. Temos também o desejo de ver alguns dos alunos tornarem-se obreiros a tempo inteiro, completando posteriormente a sua formação numa instituição teológica.

Objetivo

O objetivo do Curso Básico é estabelecer alicerces sólidos de compreensão bíblica e teológica e de ensino ministerial, com o objetivo de preparar os alunos para melhor servirem a Deus em qualquer lugar. Acima de tudo, queremos prepara vidas para o ministério cristão em qualquer altura, em qualquer lugar.

Dois Formatos

Existem dois formatos ou maneiras de estudar: Regime Turma e Regime Individual. Em ambos os regimes o trabalho estipulado não difere muito e as finalidades educacionais são iguais. No entanto, a forma de estudar é diferente (em grupo ou sozinho), bem como o nível de flexibilidade relativo à apresentação dos trabalhos.

Regime Turma

O Teófilos prefere juntar os alunos numa turma para que possam evoluir juntos. Acreditamos que esta é a melhor forma de aprender. Neste regime, a disciplina tem data de início e de conclusão, e engloba um grupo de alunos que estudam em conjunto, orientados por um/a professor/a.

A disciplina decorre durante um determinado tempo, o que implica acompanhar o trabalho requerido ao longo desse período. No entanto, existe flexibilidade ao longo da semana, quanto à ocasião para a realização do trabalho. Há uma lição para ler e estudar, testes para fazer, bem como oportunidades para interagir com os colegas e com o professor acerca do conteúdo: fóruns, estudos de caso, projetos, etc. Este trabalho e interação podem ter lugar em qualquer dia ao longo da semana em questão. O ritmo normal duma disciplina neste regime é: o aluno estuda a matéria durante a primeira parte da semana, e interage com os colegas e com o professor na última parte da semana.

No Regime Turma do Curso Básico, recomendamos que o aluno reserve 6 a 8 horas por semana para se dedicar à disciplina, e que tenha possibilidade de aceder ao site pelo menos duas vezes por semana.

Regime Individual

O Regime Individual é destinado ao aluno que tem dificuldades em acompanhar uma disciplina no Regime Turma, por não poder começar na data prevista, ou por não poder acompanhar o trabalho ao ritmo semanal. No Regime Individual o estudante decide quando pretende tirar a disciplina. As inscrições para este formato estão abertas para todas as disciplinas e ao longo de todo o ano.

O aluno também pode decidir como agendar o trabalho pré-definido na disciplina. Neste sentido o aluno tem mais liberdade. Pode haver alturas em que o trabalho está mais concentrado e outras em que está menos. O aluno é responsável por planear o seu próprio calendário de modo a poder concluir a disciplina até ao prazo estipulado, ou seja, cinco meses após submeter a sua inscrição.

Tal como no Regime Turma, o estudante será de igual modo acompanhado de perto por um professor, mas a diferença é que não interage com colegas no estudo da matéria. Este é um método de estudo independente sob a supervisão de um professor.

Certificado

O Curso Básico é o Curso do Seminário Teólogico Baptista e credenciado por aquela escola. É equivalente a um certificado de um ano de estudos num Instituto Bíblico ou num Seminário.  Sendo um curso do STB, exige que o aluno cumpra os requisitos de matrícula nesta instituição. As disciplinas tiradas no Curso Básico podem ser transferidas para o Seminário Baptista para continuar os seus estudos lá, ou para outra entidade educativa que o reconheça.

Plano do Curso

O Curso Básico é composto por 12 disciplinas de 5 ECTS* cada, com um total de 60 ECTS. Cada disciplina tem uma duração de 15 semanas (mais intervalos letivos). Consiste em duas partes: 1) Disciplinas obrigatórias – 45 ECTS, e 2) Disciplinas optativas (15 ECTS).

Disciplinas obrigatórias:

Bíblia

Interpretação bíblica

Teologia integrada

Análise social, cultural e religiosa

  • Cosmovisão Cristã, 5 ECTS (brevemente)

Desenvolvimento Pessoal

Competências e estilo de vida ministeriais

Nota: o aluno pode optar por fazer apenas uma parte ou ambas as partes da Introdução ao VT. No caso de optar pelas duas, a segunda parte conta para os 5 ECTS do total de 15 ECTS de disciplinas optativas.

3 disciplinas optativas (15 ECTS):

Interpretação bíblica

  • Hermenêutica (futuramente)

Teologia integrada

  • Igreja em Missão e Religiões Mundiais, 5 ECTS (futuramente)

Análise social, cultural e religiosa

  • Apologética, 5 ECTS (futuramente)
  • Cristianismo e Sociedade em Portugal, 5 ECTS (futuramente)

Desenvolvimento Pessoal

  • Ética Cristã I: Sociedade Atual, Homem e Deus, 5 ECTS (futuramente)
  • Ética Cristã II: Mordomia Integral, 5 ECTS (futuramente)

Competências e estilo de vida ministeriais

*ECTS, European Credit Transfer System. Cada ECTS equivale a 25 horas de atividade de aprendizagem.