Evangelismo e Discipulado
Descrição
A disciplina de Evangelismo e Discipulado servirá para capacitar o aluno quanto os conteúdos essenciais do ministério da evangelização e discipulado despertando o aluno para a urgência de uma atitude e mentalidades evangelísticas e discipuladoras permanentes entre as igrejas locais e os seus membros.
Finalidades
- Conhecimentos (SABER):
- Adquirir um conhecimento básico dos elementos mais significantes da mensagem
evangelística e do discipulado cristão radicados no Novo Testamento. - Saber caracterizar o ministério de discipulado integral narrado no Novo Testamento
como elemento referencial da actual praxis evangelística e discipuladora. - Articular com destreza todos os elementos fornecidos demonstrando que possui um
conhecimento panorâmico da história dos esforços evangelísticos em Portugal e
no mundo. - Reter uma boa compreensão das vantagens de uma cultura evangelística e de
discipulado na igreja local, no espírito cooperativo e nas principais estruturas de
cooperação. - Relacionar o crescimento e o desenvolvimento das igrejas locais, com a visão
evangelística e missionária dos seus pioneiros; - Exibir capacidade na descoberta de dinâmicas e tendências sociológicas e aplicar
essa informação a situações específicas do ministério evangelístico e do
discipulado da igreja local. - Demonstrar perspicácia na identificação dos factores sociais e congregacionais que
influem no crescimento da igreja local.
- Adquirir um conhecimento básico dos elementos mais significantes da mensagem
- Aptidões e capacidades (SABER FAZER)
- Aplicar por escrito ou verbalmente, e de forma competente, os conteúdos damatéria ministrada em aula.
- Apresentar de forma oral e com objectividade, o seu testemunho pessoal e a sua estratégia pessoal de discipulado.
- Mostrar competência na formulação de uma perspectiva bíblica da evangelização e discipulado que reconheça os valores e os deméritos da mundividência da sua própria cultura.
- Demonstrar habilidade e pensamento estratégico para desenvolver, a partir da igreja local, um programa de discipulado e integração de novos convertidos.
- Valores e hábitos (SABER SER/ESTAR)
- Expressar verbalmente a sua paixão, espanto e devoção pela redentora e santificadora actividade de Deus que sempre usou homens e mulheres imperfeitos e que hoje nos constrange à participação na obra que Ele continua a fazer.
- Articular a convicção de que o propósito primário das igrejas cujo Senhor é Jesus Cristo, é serem igrejas bíblicas e portanto missionais, que servem os propósitos de Deus debaixo do poder e da autoridade do Espírito Santo na proclamação fiel da Palavra de Deus e na persuasão amorosa dos homens à fé.
- Articular a identidade cristã evangélica e baptista, com o desejo de aprender e interagir com a cultura onde somos chamados a discipular, com respeito e cordialidade, sem que isso represente uma ameaça à nossa doutrina e prática bíblica.
- Demonstrar o desejo e a habilidade para tomar parte nos esforços do evangelismo e do discipulado bem como na capacitação de outros no evangelismo/discipulado pessoal e congregacional.
- Exibir características próprias de um servo cristão, com hábitos de vida e de ministério centrados no Senhor Jesus Cristo e fundados tão somente na Escritura.
- Demonstrar as características de um servo apaixonado por Cristo e pelas almas não salvas.
- Revelar um amor profundo pela Palavra de Deus perseverando na leitura da mesma.
- Reconhecer que um servo de Deus só desenvolve a sua legitimidade espiritual baseando-se na suprema autoridade do Senhor Jesus Cristo.
- Investir numa vida de oração, testemunho pessoal e discipulado pessoal;
- Reconhecer a Escritura como algo mais do que uma fonte de informação, mas a revelação de Deus para o homem.
Dados
- ECTS: 5
- Horas Totais de Trabalho: 125
- Uma média de 8 horas de trabalho por semana
Poder estudar esta Evangelismo & Discipulado tem sido uma bênção, pois o conteúdo dos textos, vídeos, fóruns tem sido de grande relevância para o meu aprendizado na área de evangelização.É difícil destacar alguma semana que tenha sido especial, pois todos foram especiais, devido aos temas apresentados, as lições com textos enriquecedores, os vídeos com o Pr. Paulo Pascoal. Temas, textos, vídeos, fórum, que nos mostra uma realidade evidenciada em nossas igrejas, na falta de preparo de discípulos, como também, a diferença que é ser crente e não ser discípulo e querer ser discípulo e não ser crente em Jesus Cristo, como também igrejas que não sabem rececionar de forma cativante o incrédulo quando este vai a igreja.
Ao observar estas observações e preparar-me espiritualmente para a batalha, com certeza estarei mais apto para estudar a mente, a carência espiritual do incrédulo e saberei sob a orientação do Espírito santo, transmitir de forma adequada e positiva, a mensagem de salvação em Jesus Cristo.
Mas há uma frase ou pensamento, dado nestes estudos: “Se a sua vida não tem testemunho, o seu testemunho não tem vida.” Que me chamou muita a atenção para uma reflexão em como estou a viver minha vida cristã! Como estou a testemunhar, de que estou crucificado para o mundo e que já não sou eu mais que vivo, mas Cristo vive em mim!
Que o Senhor possa fazer de mim, e de todos os Seus servos, vasos de bênçãos para honra e glória do Seu santo nome. Amém!